Os termos parar e estacionar podem gerar confusão para alguns condutores. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os significados desses termos são diferentes e, além disso, existem aplicações de penalidade distintas dependendo da irregularidade cometida.
As definições, segundo o Anexo I do CTB, são:
Parada – imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.
Estacionamento – imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.
Ou seja, o veículo não precisa estar desligado para estar estacionado. A grande diferença entre os dois está no tempo em que o veículo fica parado. Por isso, é importante o condutor estar sempre atento à sinalização do local.
Diferença entre as placas
Também há diferença entre as placas de regulamentação. Existe a que proíbe apenas estacionar e a que proíbe parar e estacionar, veja na imagem a diferença entre elas.
Infrações de estacionamento x parada
As infrações de parada e estacionamento irregulares podem ter gravidades e punições distintas. Por exemplo, estacionar o veículo na pista de rolamento das estradas, rodovias, pistas de trânsito rápido e demais vias dotadas de acostamento é uma infração gravíssima. Enquanto parar, nas mesmas condições, é uma infração grave. Elas podem gerar uma multa de R$293,47 e R$195,23, respectivamente. Além do desconto de pontos na carteira: no caso de infrações graves são descontados 5 pontos, e nas infrações gravíssimas 7 pontos.
Quer deixar seu carro mais seguro? Conheça o pacote ADAS
O pacote ADAS é um sistema tecnológico criado para aumentar a segurança e tornar mais fácil a condução de veículos, onde conta com sensores, câmeras e radares, mas nem sempre estão presentes todos esses itens citados, pois o pacote ADAS conta com níveis de automação que vã de 0 a 5, sendo 0 o nível com menos automação, e 5, o que mais é automatizado.
Alinhamento e balanceamento: qual a diferença entre eles, quando realizar e qual a sua importância
Se você tem um veículo ou deseja possuir um, precisa entender mais sobre o alinhamento e o balanceamento.
O carro ferveu, e agora?
Ver motoristas parados no acostamento porque o carro ferveu não é algo incomum. O superaquecimento do carro é algo que pode acontecer a qualquer momento, por isso, é importante saber como agir caso isso aconteça e também, como evitar essa situação, que pode levar a danos mais graves.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.