Alguns motoristas subestimam o perigo de andar com o pneu desgastado. No entanto, circular com o pneu "careca" é algo que traz muitos riscos para a segurança no trânsito.
Mas, antes de falarmos sobre os riscos, precisamos entender em que momento o pneu é considerado desgastado. Isso acontece quando os sulcos da banda de rodagem perderam a sua profundidade. Apesar de ser algo normal, por conta do uso e do atrito contínuo com o solo, o dono do veículo deve estar atento à profundidade dos sulcos, que deve ser, no mínimo de 1,6mm, de acordo com a Resolução 558 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Caso você observe que seu pneu está com a profundidade dos sulcos menor que o mínimo recomendado, deve substituí-los assim que possível, para evitar maiores problemas.
Riscos do pneu desgastado
1- Risco de aquaplanagem
Já sabemos que dirigir na chuva requer cuidados especiais e mais atenção, porém, os riscos com o pneu desgastado são ainda maiores.
A falta de profundidade dos sulcos faz com que não haja uma drenagem adequada da água, assim o contato com o solo é perdido com mais facilidade, aumentando os riscos de aquaplanagem (saiba mais sobre a aquaplanagem clicando aqui).
2- Frenagem comprometida
Os riscos não são apenas em casos de chuva (apesar de serem potencializados neste cenário), o pneu careca pode comprometer a resposta de frenagem do pneu em relação ao comando do carro.
Com o pneu desgastado, não há atrito adequado entre a peça e o chão do asfalto, ou seja, ele vai demorar mais para frear, percorrendo uma distância maior até parar e aumentando o risco de colisões.
3- Falta de estabilidade e mais facilidade de estourar
Com os pneus desgastados, a direção se torna muito mais desconfortável e insegura. Além disso, o pneu corre o risco de estourar, podendo gerar sinistros graves, dependendo da velocidade do veículo.
4- Maior probabilidade do carro atolar ou derrapar
Os pneus têm a função de garantir que o carro tenha a tração adequada de acordo com o tipo de pista. Ou seja, se eles estão desgastados, é mais provável que o veículo derrape em curvas ou fique atolado em terrenos lamacentos.
5- Possibilidade de multa
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo em mau estado de conservação é uma infração grave, podendo gerar uma multa de R$195,23. Além disso, o condutor perde 5 pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quer deixar seu carro mais seguro? Conheça o pacote ADAS
O pacote ADAS é um sistema tecnológico criado para aumentar a segurança e tornar mais fácil a condução de veículos, onde conta com sensores, câmeras e radares, mas nem sempre estão presentes todos esses itens citados, pois o pacote ADAS conta com níveis de automação que vã de 0 a 5, sendo 0 o nível com menos automação, e 5, o que mais é automatizado.
Alinhamento e balanceamento: qual a diferença entre eles, quando realizar e qual a sua importância
Se você tem um veículo ou deseja possuir um, precisa entender mais sobre o alinhamento e o balanceamento.
O carro ferveu, e agora?
Ver motoristas parados no acostamento porque o carro ferveu não é algo incomum. O superaquecimento do carro é algo que pode acontecer a qualquer momento, por isso, é importante saber como agir caso isso aconteça e também, como evitar essa situação, que pode levar a danos mais graves.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.