Blog

Quais são as regras para transporte de cargas em cima do carro?

Entenda o que é permitido ou não nesse tipo de transporte

Escrito por Portal ONSV

21 MAR 2024 - 15H34

Em algumas situações, pode ser necessário realizar o transporte de carga em cima dos veículos de passeio. Porém, sabemos que esses carros não foram desenvolvidos para essa finalidade, por isso, sempre surge a dúvida se é permitido ou não e quais são as regras para realizar esse tipo de transporte.

Não é proibido carregar itens acima do carro, desde que esteja dentro das regulamentações estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Segundo as normas estabelecidas na resolução 955/22 do Contran, o transporte eventual de cargas em veículos de passeio não pode colocar em risco as pessoas do veículo.

Outro ponto importante é o artigo 248 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Esse texto informa que “é proibido o transporte de produtos perigosos, bem como daqueles que, por sua forma ou natureza, comprometam a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros”. Além disso, o CTB determina que o bagageiro não pode ultrapassar as dimensões e o peso estabelecidos pelas normas.

O motorista que carregar bagagem sem respeitar as leis de trânsito comete infração grave. Com isso, a multa é de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Por fim, vale ressaltar que trafegar com excesso de carga também é infração grave, e além de gerar uma multa, também pode ocorrer a retenção do veículo até que a situação seja resolvida.

Como transportar a carga corretamente?

É necessário que o carro tenha características que permita transportar as cargas, como suporte no teto para fixação.

Além disso, é necessário verificar o peso e o tamanho da carga. O peso total não pode ultrapassar o peso do veículo, pois as chances de sinistros são maiores se isso acontecer.

Com relação ao tamanho, a carga não pode ser maior que 50 cm totais, contando com o suporte. É importante dizer que essa regra não se aplica a bicicletas.

Outro ponto que merece atenção é a fixação dos itens que serão carregados. Eles devem estar bem presos ao veículo, com cordas, suportes e/ou outros acessórios adequados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.