Blog

Quais foram as infrações mais registradas no Brasil em 2023?

Houve registro de mais de 21 milhões de infrações de trânsito no país

Escrito por Portal ONSV

19 FEV 2024 - 10H44

De acordo com dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), divulgados no Anuário da Secretária Nacional de Trânsito (Senatran), em 2023 foram registradas mais de 21,1 milhões de infrações em todo o Brasil. Com base nesses dados, é possível listar as 5 mais cometidas durante o ano.

Em primeiro lugar, temos infração por excesso de velocidade. Logo depois, avançar o sinal vermelho. Em seguida vêm: deixar de usar o cinto de segurança, estacionar em desacordo com a regulamentação especificada e transitar em faixa ou via de trânsito exclusivo para transporte público coletivo.

Não é a primeira vez que transitar em excesso de velocidade liderou o ranking. Em 2022, quase 50% das violações registradas foram por este motivo. Além de ser a causa da maioria dos sinistros graves de trânsito no país, a própria ONU (Organização das Nações Unidas) já colocou o excesso de velocidade como a principal causa de óbito em crianças e jovens entre 5 e 29 anos, no mundo.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as infrações de trânsito que geram multas são divididas em: leves, médias, graves e gravíssimas, sendo que, a cada 10 multas registradas, 60% delas são graves ou gravíssimas.


Não é possível afirmar, com certeza, que essas foram as infrações mais cometidas em 2023, porém, foram as mais registradas

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.