Toda via possui uma velocidade máxima de circulação, mas, alguns motoristas podem se perguntar qual o motivo do limite escolhido. Iremos explorar mais sobre o assunto neste post.
A velocidade máxima de circulação dos veículos, no Brasil, varia de acordo com estudos do órgão de trânsito com circunscrição sobre a via. A análise precisa levar em consideração as características técnicas da via e as condições do tráfego, ou seja, se circulam muitos pedestres ou veículos lentos. Além de outros fatores como o tipo de pavimento, o volume de uso e se a pista é simples ou dupla.
Na prática, é calculada a velocidade de 85% dos veículos que transitam pelo local. As vias que possuem escolas e interseções têm uma velocidade máxima menor.
O condutor precisa estar atento sobre os limites de velocidade da via, através da sinalização. No entanto, no Brasil, nem todas as vias possuem sinalização. Nestes casos, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece os seguintes limites:
- Para vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais;
- Para rodovias: 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas e 90km/h para caminhões e outros veículos pesados;
- Para estradas: 60 km/h para todos os veículos.
Entenda que: vias urbanas são ruas e avenidas que cortam as cidades, já as rodovias são vias de transporte interurbano de alta velocidade mais afastadas dos centros urbanos e as estradas são vias rurais não asfaltadas.
As velocidades máximas das vias são definidas para garantir a segurança dos componentes do sistema de tráfego. Transitar acima do limite de velocidade estabelecido é uma infração grave e, a depender do quanto é ultrapassada, gravíssima. Além disso, representa um grande risco, principalmente, porque, quanto maior a velocidade, maiores as consequências caso ocorra um sinistro de trânsito.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
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