Também conhecido como biocombustível, o combustível verde é um tipo de fonte de energia renovável com menor impacto ambiental. Produzido a partir de matéria prima orgânica, ele tem o objetivo de reduzir a emissão de poluentes e promover a sustentabilidade ambiental.
Esses combustíveis são produzidos através de recursos naturais como biomassa, algas, resíduos agrícolas, entre outros materiais orgânicos.
Os combustíveis verdes fazem parte de uma substituição ao combustível fóssil. Petróleo, gás natural ou carvão emitem gases que prejudicam a atmosfera e, por isso, vários são os acordos mundiais para buscar a diminuição deste uso.
No Brasil, estão disponíveis 4 tipos de combustíveis verdes, que iremos falar mais a seguir.
1- Biogás
O biogás é um combustível produzido através da decomposição ou fermentação de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Essa decomposição libera metano e dióxido de carbono, que se captura e então são transformados em biogás
Aterros sanitários, atividades agropecuárias, alimentos descartados e efluentes sanitários são algumas fontes.
O biogás é um combustível de matriz energética limpa e renovável, sendo possível produzi-lo de forma contínua e estocá-lo. Pode substituir o diesel e o gás natural.
Uma de suas principais vantagens é a redução das emissões de gases de efeito estufa, pois o metano gerado é capturado e utilizado como fonte de energia.
Devido à crescente preocupação com a redução da pegada de carbono, o biogás tem ganhado destaque como uma alternativa energética limpa e renovável e está disponível no Brasil.
2- Biodiesel
O biodiesel é produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais.
O seu uso não apenas reduz a emissão de gases do efeito estufa, como a sua produção, através do cultivo de plantas, ajuda na absorção dos mesmos. Ou seja, é uma via de mão dupla auxiliando na descarbonização.
Nos motores a diesel, serve tanto de forma pura ou por meio de misturas com o diesel comum.
Outra vantagem da utilização do biodiesel é que ele auxilia na lubrificação do motor e diminui os riscos de explosão.
3- Etanol
O etanol é um dos combustíveis renováveis mais antigos em produção no Brasil. Ele é produzido através da cana-de-açúcar e do milho.
No Brasil, o etanol é muito utilizado como combustível para veículos, especialmente em modelos flex, bastante comuns atualmente. Essa flexibilidade proporciona uma escolha mais sustentável e econômica aos consumidores na hora de abastecer seus carros.
O uso do etanol também contribui para a redução da poluição atmosférica e melhoria da qualidade do ar em áreas urbanas.
4- Hidrogênio verde
O hidrogênio verde (H2V) possui a matéria-prima oriunda da eletrólise da água. O processo de separação do hidrogênio e do oxigênio acontece por meio da corrente elétrica, com fontes de energia limpa.
O combustível não emite gases poluentes e sua geração se associa a outras fontes renováveis como solar e eólica onshore e offshore.
O Brasil está atraindo grandes investidores internacionais exatamente por isso. O país tem vento, sol e uma matriz energética com fontes renováveis em abundância, principalmente na região Nordeste.
A Agência Internacional de Energia Renovável aponta que o consumo de hidrogênio verde pelo grupo dos países mais industrializados do mundo pode crescer entre quatro e sete vezes até 2050. Segundo especialistas, o Brasil tem potencial para se tornar o maior exportador mundial.
Por fim, o H2V já é realidade em automóveis como carros, caminhões, ônibus e trens.
Quer deixar seu carro mais seguro? Conheça o pacote ADAS
O pacote ADAS é um sistema tecnológico criado para aumentar a segurança e tornar mais fácil a condução de veículos, onde conta com sensores, câmeras e radares, mas nem sempre estão presentes todos esses itens citados, pois o pacote ADAS conta com níveis de automação que vã de 0 a 5, sendo 0 o nível com menos automação, e 5, o que mais é automatizado.
Alinhamento e balanceamento: qual a diferença entre eles, quando realizar e qual a sua importância
Se você tem um veículo ou deseja possuir um, precisa entender mais sobre o alinhamento e o balanceamento.
O carro ferveu, e agora?
Ver motoristas parados no acostamento porque o carro ferveu não é algo incomum. O superaquecimento do carro é algo que pode acontecer a qualquer momento, por isso, é importante saber como agir caso isso aconteça e também, como evitar essa situação, que pode levar a danos mais graves.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.