Os proprietários de veículo sempre procuram formas de economizar combustível, já que os gastos com ele não são poucos. Porém, você já se perguntou se o combustível evapora mesmo com o carro desligado?
Pois a resposta para essa pergunta é: Sim, o combustível pode evaporar com o carro desligado. Mas, calma! Não é porque isso acontece que você está perdendo combustível. Nesse caso, ele só muda de estado, mas continua no reservatório.
Mesmo com o veículo estacionado, o combustível pode entrar em processo de evaporação em dias mais quentes. A gasolina começa a evaporar ao atingir a temperatura de 50°C, enquanto o etanol só evapora ao atingir temperaturas acima dos 70°C.
Vale ressaltar que o combustível evapora lentamente, não é um processo rápido.
Mas então, se o combustível evapora, como ele não se perde?
Quando o combustível começa a evaporar, o tanque começa a ser pressurizado, para que o gás possa sair. E esse escape precisa existir para que o tanque não exploda.
Nos carro mais novos, existe um equipamento chamado canister, que é uma caixa de carvão ativado que funciona como um filtro para esses gases, retendo os vapores de gasolina e deixando o ar "limpo" passar.
Quando você liga o seu veículo, o canister puxa o combustível em estado gasoso pelo caminho de volta para queimá-lo no motor, da mesma forma que faz em estado líquido.
Com a tecnologia de hoje, é completamente possível armazenar o combustível a vapor e queimá-lo depois. Inclusive, a legislação prevê que a perda máxima de combustível em um veículo em 24h é de 0.5 gramas. Se for maior que isso, o carro é reprovado e não pode ser homologado.
Leia também um post do Blog do Observatório sobre como economizar combustível:
Quer deixar seu carro mais seguro? Conheça o pacote ADAS
O pacote ADAS é um sistema tecnológico criado para aumentar a segurança e tornar mais fácil a condução de veículos, onde conta com sensores, câmeras e radares, mas nem sempre estão presentes todos esses itens citados, pois o pacote ADAS conta com níveis de automação que vã de 0 a 5, sendo 0 o nível com menos automação, e 5, o que mais é automatizado.
Alinhamento e balanceamento: qual a diferença entre eles, quando realizar e qual a sua importância
Se você tem um veículo ou deseja possuir um, precisa entender mais sobre o alinhamento e o balanceamento.
O carro ferveu, e agora?
Ver motoristas parados no acostamento porque o carro ferveu não é algo incomum. O superaquecimento do carro é algo que pode acontecer a qualquer momento, por isso, é importante saber como agir caso isso aconteça e também, como evitar essa situação, que pode levar a danos mais graves.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.