Blog

O carro ferveu, e agora?

Saiba o que fazer quando o carro ferve e como evitar que isso aconteça

Escrito por Portal ONSV

18 JUN 2024 - 15H54 (Atualizada em 19 JUN 2024 - 08H51)

Ver motoristas parados no acostamento porque o carro ferveu não é algo incomum. O superaquecimento do carro é algo que pode acontecer a qualquer momento, por isso, é importante saber como agir caso isso aconteça e também, como evitar essa situação, que pode levar a danos mais graves.

Neste post, vamos entender como evitar o superaquecimento do motor e como agir quando isto acontece.

Como evitar que o motor ferva?

Primeiro, precisamos entender que o superaquecimento do motor pode acontecer por diversos fatores, como defeito no sistema de arrefecimento ou problemas com óleo lubrificante. Com isso, é importante ter alguns cuidados básicos para manter o sistema em pleno funcionamento, evitando que o motor ferva.

A seguir, veremos uma lista que pode ajudar a evitar problemas com o sistema de arrefecimento

1- Válvula termostática

Essa peça é muito importante, pois controla a temperatura do motor. Ou seja, se a válvula estiver ruim, o carro irá superaquecer. Sempre esteja atento e, caso note que seu carro está esquentando mais do que o normal, vá ao mecânico e peça para verificar a válvula.

2- Ventoinha

A ventoinha serve para auxiliar o resfriamento do motor. Normalmente, é acionada durante engarrafamentos e, caso esteja ruim, seu carro pode superaquecer. Ela funciona em conjunto com um sensor de temperatura, que manda um sinal para ligá-la caso a temperatura esteja muito alta. Ou seja, também é importante que esse sensor esteja sempre em pleno funcionamento.

3- Aditivos e mangueira

Os aditivos utilizados nos veículos ajudam a manter a temperatura ideal no sistema de arrefecimento. Mas, é importante estar atento ao prazo do manual do carro, para fazer a troca do líquido quando necessário.

Além disso, as mangueiras devem estar em bom estado. Caso uma delas se rompa, o líquido do radiador pode vazar e fazer com que o carro ferva. É necessário que elas estejam em perfeito estado, sem estar com aspecto ruim ou ressecado.

De forma geral, realizar a manutenção preventiva do carro é a principal atitude que você deve ter para evitar que o motor superaqueça e que isto gere problemas ainda maiores.

E se o carro ferver?

Primeiro, é sempre importante estar atento à temperatura do carro, que é demonstrada no painel do veículo. Mas, caso você passe pela situação do motor ferver, o recomendado é parar o veículo imediatamente e desligar o carro até que ele esfrie por completo.

Nunca mexa no carro enquanto ele ainda estiver quente! Evite mexer em qualquer parte do motor para evitar queimaduras.

Depois do esfriamento, abra o capô do veículo para ajudar a dissipar o calor do motor. Mas atenção: não remova a tampa do radiador se o motor ainda estiver quente, pois o líquido sob pressão e os vapores podem causar queimaduras sérias.

Quando o motor estiver frio, verifique o nível do líquido de arrefecimento no reservatório do radiador. Se estiver baixo, adicione líquido de acordo com o necessário. Não se esqueça de verificar se os componentes do sistema, como borrachas, mangueiras e fixações, precisam de reparos imediatos.

Dependendo do tempo que o motor ficar superaquecido, ele pode sofrer danos que impedirão ele de funcionar normalmente somente completando o líquido de arrefecimento e precisará de reparos. Por isso a importância de estar atento à temperatura do carro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.