O verão terminou, mas sabemos que em nosso país, os tempos de calor são mais longos do que somente na estação mais quente do ano. Com isso, os donos de veículos sentem a necessidade de utilizar o ar condicionado para tentar fugir do calor intenso.
Porém, com o combustível sofrendo reajustes nos preços, os proprietários também buscam economia e acabam esbarrando em uma dúvida frequente entre os motoristas: ar condicionado ligado consome mais combustível?
A resposta é: Sim! E mais, depois do motor, o ar condicionado é o equipamento do carro que mais gasta combustível.
O consumo de combustível pode aumentar em até 20%, mas tende a ficar na casa dos 10%.
É importante ressaltar que, nesse caso, não há diferença entre os tipos de combustível. Usar o ar condicionado gasta gasolina da mesma forma que gasta o etanol, diesel, etc.
Também é interessante dizer que quanto mais quente do lado de fora, maior o consumo de combustível. Além do que, quanto mais frio ou intenso estiver o ar condicionado, maior o consumo.
Mas por que o ar condicionado faz o consumo aumentar?
O aumento do consumo de combustível acontece por conta do esforço extra que o motor tem para movimentar o compressor do sistema de ar condicionado.
Vamos entender melhor.
Resumidamente, o ar condicionado possui esses principais componentes:
-Compressor: é ligado ao motor por meio de uma corrente. Quando o ar é acionado, ele aumenta a pressão e a temperatura do líquido de refrigeração
-Condensador: quando o líquido de refrigeração quente que sai do compressor passa pelo condensador, ele se resfria com o auxílio do ar externo e ventoinhas
-Evaporador: recebe o ar que será resfriado pelo líquido de refrigeração frio que veio do condensador. É esse ar que vai para a cabine do veículo.
Para o compressor funcionar, ele precisa ser acionado mecanicamente, o que é feito pelo motor do veículo. Ou seja, o ar condicionado consome mais combustível pois o motor precisa dividir sua potência entre o câmbio e o compressor. Por isso, alguns veículos "perdem potência" ao andar com o ar condicionado ligado.
Como economizo com o ar condicionado ligado?
Algumas dicas que auxiliam a economizar combustível mesmo com o ar ligado são:
-Dê preferência a temperaturas mais amenas ao invés do frio
-Sempre que possível, utilize a ventilação, ao invés do ar condicionado
-Faça sempre a manutenção do veículo e do sistema de ar
-Conduza de forma tranquila, com rotações mais baixas
Veja outros posts do Blog do Observatório sobre combustíveis:
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.