Blog

IPVA: saiba qual o destino do dinheiro arrecadado

O imposto é um dos mais pesados para os brasileiros no início do ano

Escrito por Portal ONSV

19 FEV 2024 - 14H06

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é obrigatório para todos os proprietários de carros, motos, caminhões, ônibus e aeronaves e em todo início de ano, ele se torna uma das principais preocupações dos donos de veículos.

No entanto, muitos se questionam sobre o destino do dinheiro arrecadado com o imposto.

Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, o total arrecadado é dividido entre 3 destinos: 20% vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), 40% vai para o Governo Estadual e os outros 40% restantes vão para o município onde o veículo está registrado. Isso vale para qualquer estado brasileiro.

O valor arrecadado também compõe o orçamento anual das prefeituras e estados e normalmente os valores são utilizados para a manutenção de ruas, avenidas e rodovias, além de serviços essenciais para a população, como saúde, educação, segurança e transporte.

Só é isento do imposto os portadores de veículos antigos, com 10 a 20 anos (número varia de acordo com o estado), veículos adaptados para portadores de deficiência, táxis, carros diplomáticos, máquinas agrícolas e veículos com potência menor que 50 cavalos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.