O sistema de embreagem é responsável por desacoplar o motor da transmissão para a troca de marchas. Ele é um dos itens do veículo que tem desgaste natural, ou seja, tem uma vida útil limitada.
Apesar de ter um prazo médio de troca de 60mil km rodados, alguns motoristas realizam práticas que diminuem essa previsão, prejudicando, inclusive, o funcionamento da embreagem.
Entenda quais práticas você deve evitar para prolongar a durabilidade da embreagem.
Dirigir com o pé apoiado no pedal
O pedal de embreagem só deve ser acionado ao trocar de marcha. O costume de deixar o pé apoiado no pedal causa um desgaste acentuado de todo o sistema de embreagem.
Deixar o carro engatado ao parar no semáforo
Manter o pé no pedal de embreagem com o motor ligado e o câmbio engrenado ao parar no semáforo, ou até em um congestionamento é um hábito que causa danos à embreagem. Sempre que parar, coloque o veículo em ponto-morto e acione os freios, apenas engrene o veículo no momento em que for andar novamente.
"Segurar" o carro com a embreagem
Ficar alternando entre os pedais da embreagem e do acelerador em uma subida causa desgaste prematuro do platô e dos discos. O correto é fazer o uso do freio de mão na subida, sendo mais seguro e poupando o sistema de embreagem.
Rodar com a marcha muito alta ou sair em segunda marcha.
Quando a marcha utilizada é incompatível com a velocidade, as rotações ficam baixas demais e forçam muito o sistema de embreagem.
Além disso, dar partida no carro em segunda marcha sobrecarrega o disco e pode inutilizar toda a embreagem.
Rodar com excesso de carga
Andar com o veículo ultrapassando a capacidade de carga especificada pelo fabricante aumenta o esforço da embreagem, principalmente ao tirar o veículo da inércia, diminuindo a vida útil da mesma. O peso excessivo também causa danos à suspensão e aos pneus.
Membro do Conselho Deliberativo do Observatório fala sobre mortes de motociclistas no estado de São Paulo, para a Rádio Bandeirantes
No dia 30 de dezembro, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório, Professor Jorge Tiago Bastos, foi o convidado do programa Bandeirantes Acontece, da Rádio Bandeirantes. O especialista falou sobre o aumento das mortes no trânsito, abordando, principalmente, os óbitos de motociclistas no Estado de São Paulo.
Observatório disponibiliza dados consolidados do DATASUS 2023
Observadora Certificada participa de ação voltada para a saúde de motoristas em Alhandra/PB
Na última sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu a ação denominada Operação RODOVIDA, na cidade de Alhandra, no estado da Paraíba. A etapa da operação ocorreu na unidade da PRF localizada no município.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.