O sistema antitravamento de freios, conhecido pela sigla em inglês ABS (Anti lock Brake System), é um grande aliado do motorista, principalmente quando é necessário frear com a máxima eficiência e segurança.
O freio ABS tem como principal objetivo evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas. Ou seja, ele é acionado em situações de emergência para ajudar a prevenir sinistros. De acordo com especialistas, a tecnologia é capaz de reduzir a distância de parada em cerca de 30%. Isso dá ao motorista um maior tempo de reação para desviar dos obstáculos durante a frenagem emergencial.
Mas como isso funciona?
Primeiro, precisamos entender que o freio ABS possui alguns componentes:
-Quatro sensores de velocidade, um em cada roda
-Uma bomba hidráulica com fluido de freio
-Quatro válvulas hidráulicas, que recebem o fluido (se for um sistema de quatro canais)
-Um controlador eletrônico, que monitora os sensores de velocidade.
Quando o sensor de velocidade detecta que uma das rodas está desacelerando de forma incompatível com a desaceleração do veículo, ele ativa a válvula hidráulica do freio. Isso reduz a força da frenagem aplicada sobre ela, possibilitando que a roda gire mais rapidamente.
Você pode estar se perguntando: Mas diminuir a pressão de frenagem não pode fazer com que o carro não pare e gere uma colisão? A resposta é sim. Porém, o sistema ABS volta a acionar o freio, alternando o "prende-e-solta". É como se o pedal fosse aliviado de uma forma muito rápida, para fazer o veículo parar sem travar as rodas.
A função do ABS
A primeira função do sistema não é diminuir o espaço de frenagem, mas manter o controle do veículo. Sem o ABS há o risco de o motorista perder o controle da direção em função do travamento das rodas.
Sem o controle dos freios e da direção, o carro só vai parar quando chocar contra um obstáculo ou passar por uma superfície da maior atrito. Essa é a função do ABS, permitir que você freie, mas mantenha o controle do veículo para desviar de obstáculos se for preciso.
Risco de sinistros em Curitiba: Escolas e Centros Infantis na mira da velocidade excessiva
A Globo RPC abordou o tema com base na pesquisa "Velocidades Inseguras no Entorno de Unidades de Saúde e Escolas", fruto da parceria OBSERVATÓRIO e UFPR
Conheça os aprovados da 13ª Turma de Observadores Certificados
O Observatório Nacional de Segurança Viária divulga hoje (20/02) o resultado do processo de certificação da 13ª turma de Observadores Certificados.
Educação no trânsito e direção defensiva são temas em palestra realizada no interior de São Paulo
No dia 11 de fevereiro, o Observador Certificado Alessandro Fróes realizou uma palestra na Fazenda Velocitta, localizada na cidade de Mogi Guaçu, a 176 km da capital. O encontro teve como pauta a direção defensiva e a educação no trânsito. A fazenda abriga um dos mais importantes autódromos do interior paulista e tem como foco o turismo automobilístico.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.