Os motociclistas são as principais vítimas fatais no trânsito brasileiro. Em 2022, aproximadamente 36% de todos os óbitos ocorridos no trânsito foram de ocupantes de motocicleta.
Dessa forma, é necessário redobrar os cuidados ao andar de moto para evitar sinistros graves e/ou fatais. A seguir, daremos dicas de cuidados que um motociclista deve ter.
1. Usar equipamentos de proteção
Além de ser obrigatório, o uso de capacete garante a segurança do crânio, da região maxilar e rosto em casos de sinistros. Utilizar o capacete diminui 29% do risco de lesões fatais na região da cabeça e 67% as chances de traumatismos cranianos. Eles devem estar dentro da validade e ter o selo do Inmetro (Instituto Nacional e Meteorologia, Qualidade e Tecnologia).
Além do capacete, outros acessórios devem ser considerados para garantir uma condução segura na moto. É o caso de luvas, sapatos fechados, jaqueta e, em casos de precipitações, o uso da capa de chuva.
2. Respeitar a sinalização
Os motociclistas devem seguir as leis de trânsito impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ou seja, devem parar no sinal vermelho, obedecer às placas, observar as preferências, entre outras coisas.
Infringir as leis, além de aumentar os riscos ao motociclista, também pode gerar multas.
3. Cuidados extras durante a condução
Os motociclistas devem ter cuidados redobrados ao andar nas vias urbanas. Alguns exemplos do que fazer é: manter uma distância segura de outros veículos, ter cuidado com os pontos cegos, manter os faróis acesos, estar atento nos cruzamentos e ter cuidado ao frear.
4. Manter a manutenção em dia
Outro fator importante para garantir a segurança, é fazer a manutenção periódica da moto. As revisões são importantes para evitar falhas nas peças.
Sempre que for sair com a moto, verifique se os pneus estão calibrados corretamente, se a corrente de relação está apertada ou frouxa demais e se o sistema elétrico, os freios, o combustível e os retrovisores estão em condições ideais.
Praticar a direção defensiva, se adequar as normas de trânsito e utilizar os equipamentos de segurança são os principais fatores para diminuir os riscos ao motociclista. A segurança no trânsito depende de cada um de nós!
Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas em Campinas/SP conta com o apoio do Observatório
O Hospital Santa Tereza, localizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo, realizou, na última semana, uma série de treinamentos de Atendimento a Múltiplas Vítimas para seus colaboradores. O simulado aconteceu no dia 30 de janeiro, em frente ao Mercado Municipal do município, e contou com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária, por meio de seu Núcleo de Saúde.
Rio de Janeiro recebe Uber e Observatório em abordagem educativa
Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, levaram o programa: “Desacelere. Seu bem maior é a vida” na última 6ª feira, 24 de janeiro, para a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Durante quase três horas, mais de quinhentos cariocas e fluminenses conversaram com educadores sobre atitudes seguras ao transitar
Segurança e desafios no transporte de duas rodas são destaques em Seminário no Rio de Janeiro/RJ
No último dia 28, a Mantenedora Social do Observatório, Uber, realizou, junto com a Editora Globo, o “Seminário Moto no Rio: Rotas da Mobilidade”. O evento teve como objetivo debater a segurança, os desafios e os impactos do transporte de passageiros por duas rodas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.