De acordo com o Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), utilizar o celular enquanto dirige é considerada uma infração gravíssima e pode render uma multa de R$293,47 e sete pontos na Carteira de Habilitação. Apesar disso, muitos motoristas ainda exercem essa prática perigosa.
Usar o celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de sinistros, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. Além disso, estudos apontam que 1 em cada 3 sinistros que acontecem no Brasil são devidos ao uso incorreto do celular.
Neste post, iremos listar os fatores que contribuem para que celular e direção não combinem.
Falta de atenção do motorista
Dirigir é uma atividade que requer atenção plena do motorista, pois um momento distraído pode gerar sinistros fatais. Ao mexer no celular, a atenção é dispersada do trânsito, independente do quão rápida você confere o aparelho. Os sinistros podem ocorrer na fração de segundo em que você se distraiu ao olhar para a tela.
Aumento do tempo de reação
Ao olhar o telefone e, consequentemente, diminuir sua atenção no trânsito, você compromete a sua capacidade de reação. Ou seja, se um carro frear bruscamente na sua frente, você pode causar uma colisão grave. Além disso, outros fatores também podem ocorrer, como atropelamento de um pedestre ou um animal que passe na pista.
Risco para todos os usuários das vias
Utilizar o aparelho celular enquanto dirige não causa risco somente a você, mas a todos que estão ao seu redor ou irão passar no seu caminho.
A segurança no trânsito depende de cada um de nós. Nossas ações refletem nos demais usuários das vias e podem gerar sinistros graves ou até mesmo fatais.
Nós sabemos que o celular é algo que faz parte de nossas vidas, mas ao dirigir, precisamos estar atentos ao trânsito e não a ele. Por isso tome alguns cuidados como:
-se precisar atender chamadas, pare o carro
-configure o GPS antes de sair
-não visualize nem envie mensagens enquanto dirige
Utilizar o celular enquanto dirige pode ser algo rápido, que leva apenas alguns segundos, mas pode custar uma vida.
Quer deixar seu carro mais seguro? Conheça o pacote ADAS
O pacote ADAS é um sistema tecnológico criado para aumentar a segurança e tornar mais fácil a condução de veículos, onde conta com sensores, câmeras e radares, mas nem sempre estão presentes todos esses itens citados, pois o pacote ADAS conta com níveis de automação que vã de 0 a 5, sendo 0 o nível com menos automação, e 5, o que mais é automatizado.
Alinhamento e balanceamento: qual a diferença entre eles, quando realizar e qual a sua importância
Se você tem um veículo ou deseja possuir um, precisa entender mais sobre o alinhamento e o balanceamento.
O carro ferveu, e agora?
Ver motoristas parados no acostamento porque o carro ferveu não é algo incomum. O superaquecimento do carro é algo que pode acontecer a qualquer momento, por isso, é importante saber como agir caso isso aconteça e também, como evitar essa situação, que pode levar a danos mais graves.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.