No Brasil os veículos elétricos têm se tornado mais populares entre os condutores, e com isso uma preocupação surge: os carros elétricos pegam fogo? Eles tem mais risco de causar um incêndio?
De acordo com o Capitão do Corpo de Bombeiros - Comandante do 1° SGB do 11° GB, Diogo Diniz Vieira, que participou do podcast do Observatório, o Observaí, assim como todos os demais veículos os carros elétricos possuem sim, a possibilidade de pegar fogo. Apesar de serem completamente seguros, eles podem se envolver em acidentes e acabarem ocasionando o incêndio.
Apesar disso, os veículos elétricos possuem chances reduzidas de pegarem fogo se comparados aos convencionais, movidos à combustão.
Um estudo publicado pela Autoinsurance EZ, que coletou dados de dois órgãos americanos especializados em segurança de automóveis, o National Transportation Safety Board (NTSB) e o Bureau Of Transportantion Statistics (BTS), demonstrou que os carros totalmente elétricos têm 100 vezes menos probabilidade de pegar fogo do que os tradicionais. Dentro de 1,4 milhão de incêndios registrados nos EUA em 2020, 15% foram em carros, mas apenas 0,02% de elétricos.
Vale ressaltar, que apesar do risco menor para incêndios, quando acontece de os carros elétricos pegarem fogo, é bem mais difícil de ser contido. A duração e intensidade dos incêndios de elétricos o tornam mais complicados de apagar por conta do uso de baterias de íons de lítio, que são difíceis de manter frias.
Confira o episódio do Podcast Observaí relacionado ao post.
Quer deixar seu carro mais seguro? Conheça o pacote ADAS
O pacote ADAS é um sistema tecnológico criado para aumentar a segurança e tornar mais fácil a condução de veículos, onde conta com sensores, câmeras e radares, mas nem sempre estão presentes todos esses itens citados, pois o pacote ADAS conta com níveis de automação que vã de 0 a 5, sendo 0 o nível com menos automação, e 5, o que mais é automatizado.
Alinhamento e balanceamento: qual a diferença entre eles, quando realizar e qual a sua importância
Se você tem um veículo ou deseja possuir um, precisa entender mais sobre o alinhamento e o balanceamento.
O carro ferveu, e agora?
Ver motoristas parados no acostamento porque o carro ferveu não é algo incomum. O superaquecimento do carro é algo que pode acontecer a qualquer momento, por isso, é importante saber como agir caso isso aconteça e também, como evitar essa situação, que pode levar a danos mais graves.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.