O Projeto de Lei 4474/20, em tramitação na Câmara dos Deputados, torna a frequência em autoescolas uma opção, ao invés de uma obrigação, para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta não proíbe as autoescolas, mas oferece uma alternativa para aqueles que desejam obter sua carteira de motorista.
O PL define ainda que seria admitida a autoinstrução nas aulas teóricas, ou seja, o aluno estudaria por conta própria e então se submeteria a prova no Detran.
Já as aulas práticas não seriam obrigatórias. Mas caso necessárias, não precisariam, necessariamente, ser feitas com instrutores vinculados às autoescolas, mas com instrutores independentes credenciados aos órgãos de trânsito.
O veículo utilizado para as aulas de direção deve conter identificação própria de condição de aprendizagem, como estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O projeto de lei não possui embasamento técnico para justificar tal medida. Mas segundo o autor da propositura, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), o objetivo seria tornar o processo "menos burocrático e custoso".
O PL ainda está em discussão, mas, caso aprovado, poderia significar a maior mudança já feita no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
Confira o episódio do Podcast Observaí relacionado ao post.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Quer deixar seu carro mais seguro? Conheça o pacote ADAS
O pacote ADAS é um sistema tecnológico criado para aumentar a segurança e tornar mais fácil a condução de veículos, onde conta com sensores, câmeras e radares, mas nem sempre estão presentes todos esses itens citados, pois o pacote ADAS conta com níveis de automação que vã de 0 a 5, sendo 0 o nível com menos automação, e 5, o que mais é automatizado.
Alinhamento e balanceamento: qual a diferença entre eles, quando realizar e qual a sua importância
Se você tem um veículo ou deseja possuir um, precisa entender mais sobre o alinhamento e o balanceamento.
O carro ferveu, e agora?
Ver motoristas parados no acostamento porque o carro ferveu não é algo incomum. O superaquecimento do carro é algo que pode acontecer a qualquer momento, por isso, é importante saber como agir caso isso aconteça e também, como evitar essa situação, que pode levar a danos mais graves.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.