Áreas calmas são locais em que normalmente a velocidade máxima da via é de 30 km/h. Além disso, podem ser aplicadas outras medidas como a implantação de travessias elevadas, reprogramação de semáforos, melhoramento em calçada, implantação de lombadas, outros itens que contribuem para a segurança viária e estimulam a caminhabilidade e outros modos ativos de deslocamento.
O objetivo das áreas calmas é melhorar a segurança de todos os usuários, reduzindo, por exemplo, o número e a gravidade de atropelamentos e outras ocorrências. Elas são importantes de serem aplicadas, principalmente, em locais com muito movimento de pedestres, como nos centros comerciais das cidades.
Especialistas em mobilidade são unânimes em relacionar a diminuição nas velocidades das vias brasileiras com a redução no número de mortes e de feridos no trânsito. De acordo com Danielle Hope, gerente de mobilidade ativa do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento, o ITDP Brasil, as chances de uma pessoa vir a falecer em um acidente a 50 km/h é de 85%. “Já trafegando a 30 km/h, essa probabilidade baixa para 15%, revelando uma diferença muito grande na mortalidade e, também, na gravidade desses sinistros”, afirmou em entrevista ao Mobilidade Estadão, um dos mantenedores sociais do Observatório.
Mais de 1,3 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em ocorrências de trânsito e a velocidade é um dos principais fatores de risco para as fatalidades. Por isso, a redução da velocidade máxima da via para 30 km/h é uma medida tão importante para a redução de mortes. Além disso, seus benefícios vão além da segurança viária.
Segundo especialistas, as áreas calmas não apenas reduzem os números de sinistros de trânsito, mas promovem qualidade do ar, a atividade física e a saúde mental. Tudo isso com mais convívio humano, menos estresse e mais segurança de modo geral.
Quer deixar seu carro mais seguro? Conheça o pacote ADAS
O pacote ADAS é um sistema tecnológico criado para aumentar a segurança e tornar mais fácil a condução de veículos, onde conta com sensores, câmeras e radares, mas nem sempre estão presentes todos esses itens citados, pois o pacote ADAS conta com níveis de automação que vã de 0 a 5, sendo 0 o nível com menos automação, e 5, o que mais é automatizado.
Alinhamento e balanceamento: qual a diferença entre eles, quando realizar e qual a sua importância
Se você tem um veículo ou deseja possuir um, precisa entender mais sobre o alinhamento e o balanceamento.
O carro ferveu, e agora?
Ver motoristas parados no acostamento porque o carro ferveu não é algo incomum. O superaquecimento do carro é algo que pode acontecer a qualquer momento, por isso, é importante saber como agir caso isso aconteça e também, como evitar essa situação, que pode levar a danos mais graves.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.