A aquaplanagem, também conhecida como hidroplanagem, é um fenômeno no qual um veículo, ao passar sobre a água, perde o atrito com o solo. De certa forma, o carro "flutua" sobre a pista e deixa o condutor incapaz de manter o controle.
Alguns fatores aumentam as chances do fenômeno ocorrer, como: excesso de água na pista, velocidade acima de 80 km/h, a qualidade do asfalto e as condições do pneu.
Neste post, daremos dicas de quais cuidados tomar ao lidar com esse tipo de situação.
O que fazer no caso de aquaplanagem?
-Não freie bruscamente: travar as rodas só aumenta as chances de perder o controle do carro.
-Tire o pé do acelerador para reduzir a velocidade: tentar manter a velocidade constante pode piorar a situação, dependendo do tipo de aquaplanagem.
-Mantenha o volante em linha reta: durante a aquaplanagem, os pneus deslizam sobre a água e virar as rodas não vai mudar o curso do carro. Porém, quando as rodas voltarem a tocar a pista, se estiverem em outra direção, podem fazer o motorista perder o controle.
Como evitar a aquaplanagem?
-Ao dirigir na chuva, diminua a velocidade: fique de olho no velocímetro ao dirigir em condições de chuva, pois quanto maior a velocidade, mais chances de perder o atrito com o asfalto. O ideal é ficar abaixo de 80 km/h. Além disso, se avistar uma poça d'água, freie suavemente antes de atingi-la e nunca freie sobre ela.
-Mantenha os pneus em bom estado: veja se os sulcos estão dentro das especificações de profundidade, ou seja, maior que 1,6mm. Faça a calibragem de todos os pneus e verifique se todos são do mesmo tamanho. Não rode com o estepe por muito tempo, mas tenha sempre ele disponível em casos de emergência.
-Se possível, evite os trechos mais alagados: eles são duplamente perigosos e, se possível, precisam ser evitados. Além de terem risco aumentado de aquaplanagem, também podem causar danos em outros sistemas do automóvel.
-Redobre a atenção: observe com cuidado o ambiente ao seu redor, principalmente ao fazer curvas. Fique atento ao carro da frente, mantenha uma distância segura e observe se o rastro deixado pelos pneus dele na água são encobertos rapidamente. Se sim, o risco é maior.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.