A aquaplanagem, também conhecida como hidroplanagem, é um fenômeno no qual um veículo, ao passar sobre a água, perde o atrito com o solo. De certa forma, o carro "flutua" sobre a pista e deixa o condutor incapaz de manter o controle.
Alguns fatores aumentam as chances do fenômeno ocorrer, como: excesso de água na pista, velocidade acima de 80 km/h, a qualidade do asfalto e as condições do pneu.
Neste post, daremos dicas de quais cuidados tomar ao lidar com esse tipo de situação.
O que fazer no caso de aquaplanagem?
-Não freie bruscamente: travar as rodas só aumenta as chances de perder o controle do carro.
-Tire o pé do acelerador para reduzir a velocidade: tentar manter a velocidade constante pode piorar a situação, dependendo do tipo de aquaplanagem.
-Mantenha o volante em linha reta: durante a aquaplanagem, os pneus deslizam sobre a água e virar as rodas não vai mudar o curso do carro. Porém, quando as rodas voltarem a tocar a pista, se estiverem em outra direção, podem fazer o motorista perder o controle.
Como evitar a aquaplanagem?
-Ao dirigir na chuva, diminua a velocidade: fique de olho no velocímetro ao dirigir em condições de chuva, pois quanto maior a velocidade, mais chances de perder o atrito com o asfalto. O ideal é ficar abaixo de 80 km/h. Além disso, se avistar uma poça d'água, freie suavemente antes de atingi-la e nunca freie sobre ela.
-Mantenha os pneus em bom estado: veja se os sulcos estão dentro das especificações de profundidade, ou seja, maior que 1,6mm. Faça a calibragem de todos os pneus e verifique se todos são do mesmo tamanho. Não rode com o estepe por muito tempo, mas tenha sempre ele disponível em casos de emergência.
-Se possível, evite os trechos mais alagados: eles são duplamente perigosos e, se possível, precisam ser evitados. Além de terem risco aumentado de aquaplanagem, também podem causar danos em outros sistemas do automóvel.
-Redobre a atenção: observe com cuidado o ambiente ao seu redor, principalmente ao fazer curvas. Fique atento ao carro da frente, mantenha uma distância segura e observe se o rastro deixado pelos pneus dele na água são encobertos rapidamente. Se sim, o risco é maior.
Risco de sinistros em Curitiba: Escolas e Centros Infantis na mira da velocidade excessiva
A Globo RPC abordou o tema com base na pesquisa "Velocidades Inseguras no Entorno de Unidades de Saúde e Escolas", fruto da parceria OBSERVATÓRIO e UFPR
Conheça os aprovados da 13ª Turma de Observadores Certificados
O Observatório Nacional de Segurança Viária divulga hoje (20/02) o resultado do processo de certificação da 13ª turma de Observadores Certificados.
Educação no trânsito e direção defensiva são temas em palestra realizada no interior de São Paulo
No dia 11 de fevereiro, o Observador Certificado Alessandro Fróes realizou uma palestra na Fazenda Velocitta, localizada na cidade de Mogi Guaçu, a 176 km da capital. O encontro teve como pauta a direção defensiva e a educação no trânsito. A fazenda abriga um dos mais importantes autódromos do interior paulista e tem como foco o turismo automobilístico.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.