A aquaplanagem, também conhecida como hidroplanagem, é um fenômeno no qual um veículo, ao passar sobre a água, perde o atrito com o solo. De certa forma, o carro "flutua" sobre a pista e deixa o condutor incapaz de manter o controle.
Alguns fatores aumentam as chances do fenômeno ocorrer, como: excesso de água na pista, velocidade acima de 80 km/h, a qualidade do asfalto e as condições do pneu.
Neste post, daremos dicas de quais cuidados tomar ao lidar com esse tipo de situação.
O que fazer no caso de aquaplanagem?
-Não freie bruscamente: travar as rodas só aumenta as chances de perder o controle do carro.
-Tire o pé do acelerador para reduzir a velocidade: tentar manter a velocidade constante pode piorar a situação, dependendo do tipo de aquaplanagem.
-Mantenha o volante em linha reta: durante a aquaplanagem, os pneus deslizam sobre a água e virar as rodas não vai mudar o curso do carro. Porém, quando as rodas voltarem a tocar a pista, se estiverem em outra direção, podem fazer o motorista perder o controle.
Como evitar a aquaplanagem?
-Ao dirigir na chuva, diminua a velocidade: fique de olho no velocímetro ao dirigir em condições de chuva, pois quanto maior a velocidade, mais chances de perder o atrito com o asfalto. O ideal é ficar abaixo de 80 km/h. Além disso, se avistar uma poça d'água, freie suavemente antes de atingi-la e nunca freie sobre ela.
-Mantenha os pneus em bom estado: veja se os sulcos estão dentro das especificações de profundidade, ou seja, maior que 1,6mm. Faça a calibragem de todos os pneus e verifique se todos são do mesmo tamanho. Não rode com o estepe por muito tempo, mas tenha sempre ele disponível em casos de emergência.
-Se possível, evite os trechos mais alagados: eles são duplamente perigosos e, se possível, precisam ser evitados. Além de terem risco aumentado de aquaplanagem, também podem causar danos em outros sistemas do automóvel.
-Redobre a atenção: observe com cuidado o ambiente ao seu redor, principalmente ao fazer curvas. Fique atento ao carro da frente, mantenha uma distância segura e observe se o rastro deixado pelos pneus dele na água são encobertos rapidamente. Se sim, o risco é maior.
Membro do Conselho Deliberativo do Observatório fala sobre mortes de motociclistas no estado de São Paulo, para a Rádio Bandeirantes
No dia 30 de dezembro, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório, Professor Jorge Tiago Bastos, foi o convidado do programa Bandeirantes Acontece, da Rádio Bandeirantes. O especialista falou sobre o aumento das mortes no trânsito, abordando, principalmente, os óbitos de motociclistas no Estado de São Paulo.
Observatório disponibiliza dados consolidados do DATASUS 2023
Observadora Certificada participa de ação voltada para a saúde de motoristas em Alhandra/PB
Na última sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu a ação denominada Operação RODOVIDA, na cidade de Alhandra, no estado da Paraíba. A etapa da operação ocorreu na unidade da PRF localizada no município.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.