Blog

Álcool ou gasolina, qual combustível escolher?

Entenda quais os benefícios de escolher o álcool ou a gasolina

Escrito por Portal ONSV

14 MAR 2024 - 14H21

Desde que os carros flex chegaram no Brasil, muitos motoristas ficam na dúvida sobre qual combustível escolher entre o álcool e a gasolina.

Neste post, iremos te explicar quais as vantagens de cada um e quando o álcool se torna mais vantajoso do que a gasolina

Vantagens e desvantagens do álcool

- mais barato: O álcool possui uma grande vantagem em relação ao preço, ele sempre está abaixo do preço da gasolina nos postos

- menos poluente: O etanol é um combustível limpo, ou seja, mais sustentável do que a gasolina, já que é produzido a partir de um vegetal e libera menos gases poluentes do que a gasolina, que é derivada do petróleo.

- rende menos: o álcool possui a combustão mais rápida, por conta disso, ele tende a render 30% menos que a gasolina.

- problemas com carros antigos: nos carros mais antigos, o etanol apresenta mais falhas na hora de ligar o veículo e nos primeiros quilômetros. Isso acontece, principalmente, em dias frios, pois ele precisa de temperaturas mais altas para fazer a combustão corretamente.

Vantagens e desvantagens da gasolina

- rende mais: por conta do tempo de combustão, a gasolina rende mais e permite que você ande mais quilômetros com ela.

- melhor desempenho do carro: o desempenho de arranque dos automóveis são melhores quando abastecidos com a gasolina

- auxilia na conservação do motor: a gasolina contribui para a lubrificação do tanque, aumentando sua conservação. Vale ressaltar que isso não quer dizer que o álcool "danifique" o motor, apenas que a gasolina auxilia mais na conservação.

- mais cara: em relação ao álcool, a gasolina costuma estar com o preço mais alto nos postos

- mais poluente: a gasolina é um combustível derivado do petróleo, por isso, durante a combustão, emite mais gases poluentes

Quando o álcool é mais vantajoso do que a gasolina?

Segundo estudos, o etanol se torna mais vantajoso do que a gasolina quando o preço dele estiver equivalente a 70% ou menos do que o valor da gasolina.

Para saber se isso ocorre, basta dividir o preço do álcool pelo preço da gasolina. Se o resultado der igual ou menor do que 0,70, quer dizer que o álcool vale mais a pena.

Mas, atenção! Dependendo do tipo de direção e dos ajustes do motor do carro, o etanol pode ser tornar mais econômico mesmo que a conta chegue a 74% ou 75%. O ideal é que você observe o consumo do seu carro com cada um dos combustíveis para ter certeza de qual se torna mais vantajoso economicamente falando.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.