O álcool etílico, mais conhecido como etanol, é um composto orgânico da família dos álcoois representado pela fórmula molecular C2H6O. Na definição do dia a dia ele é um biocombustível de matéria-prima vegetal, produzido por meio da fermentação do amido ou de outros açúcares, de origem vegetal.
Vale ressaltar que existem 2 tipos básicos de etanol: o anidro e o hidratado. O que difere os dois é a concentração de água, onde o hidratado pode ter até 5% de água e o anidro até 0,5%. O hidratado é o que utilizamos como combustível.
O Brasil começou a extrair etanol em 1925, com o objetivo de amenizar a crise do açúcar e a dependência do petróleo importado.
Durante o primeiro governo de Getúlio Vargas, o decreto-lei N° 737/1933 criou o Instituto do Açúcar e do Álcool (AA), com o objetivo de orientar, fomentar e realizar o controle da produção do álcool e do açúcar no Brasil.
O grande boom do etanol no país aconteceu apenas na década de 1970. Nessa época, o etanol surgiu como alternativa de combustível, reduzindo custos.
No brasil, a principal matéria-prima utilizada para produzir o etanol é a cana-de-açúcar, mas ele também pode ser produzido a partir do milho, da aveia, do arroz, da cevada, do trigo e do sorgo.
Vantagens do etanol
O etanol é importante por ser um produto mais sustentável e versátil, especialmente quando comparado à gasolina. Assim, ele é uma peça fundamental na transição energética para um modelo de economia global de baixo carbono e menor impacto ambiental.
O etanol produzido pela cana-de-açúcar emite, em média, 80% menos gases de efeito estufa do que a gasolina.
É possível replantar a matéria-prima produtora do etanol. Sendo assim, é uma fonte de energia inesgotável, ao contrário do combustível fóssil (petróleo).
Além disso, o etanol possui um custo mais acessível, já que a produção nacional ocorre em grande escala.
Sendo assim, o etanol se mostra mais atrativo que a gasolina quando o tema é sustentabilidade.
Confira outro post relacionado ao assunto:
Quer deixar seu carro mais seguro? Conheça o pacote ADAS
O pacote ADAS é um sistema tecnológico criado para aumentar a segurança e tornar mais fácil a condução de veículos, onde conta com sensores, câmeras e radares, mas nem sempre estão presentes todos esses itens citados, pois o pacote ADAS conta com níveis de automação que vã de 0 a 5, sendo 0 o nível com menos automação, e 5, o que mais é automatizado.
Alinhamento e balanceamento: qual a diferença entre eles, quando realizar e qual a sua importância
Se você tem um veículo ou deseja possuir um, precisa entender mais sobre o alinhamento e o balanceamento.
O carro ferveu, e agora?
Ver motoristas parados no acostamento porque o carro ferveu não é algo incomum. O superaquecimento do carro é algo que pode acontecer a qualquer momento, por isso, é importante saber como agir caso isso aconteça e também, como evitar essa situação, que pode levar a danos mais graves.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.