Estudo do OBSERVATÓRIO, em parceria com a UFPR, pautou Jornal Bom Dia Brasil para reportagem sobre idosos
O Jornal Bom Dia Brasil desta terça-feira (02 de outubro) fez um importante alerta: os idosos são as maiores vítimas de atropelamentos no Brasil. A reportagem do jornalista André Azeredo, com imagens de Marcelo Benincassa, utilizou dados divulgados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, por meio da parceria mantida com a Divisão de Engenharia de Transportes e Mobilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que faz uma análise quanto ao crescimento da população a partir de sessenta anos no Brasil e qual o impacto nos acidentes de trânsito.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5% da população. E por se deslocarem com mais frequência a pé, os idosos estão mais expostos, e consequentemente, são as maiores vítimas fatais como pedestres, representando 36% do total de atropelamentos registrados no país. Entre os idosos, os ciclistas representam 28% dos óbitos, seguido dos condutores de veículos (16%) e motociclistas (6%), segundo dados compilados no estudo, cuja origem dos dados são do sistema Datasus.
Foi o único grupo que cresceu nessas estatísticas. Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins são os estados brasileiros que apresentam pior desempenho na garantia de segurança nos deslocamentos da população idosa, com índices de 40 a 76 mortes por 100 mil habitantes.
“É um problema que passa, principalmente, pelo convívio seguro no trânsito. Precisamos rever nossas calçadas, nosso tempo de semáforo e preparar os motoristas que vão conviver com esses mais de 25% de idosos que nós teremos na população brasileira até 2060, segundo o IBGE”, ressaltou José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, que concedeu entrevista para a reportagem.
Assista a reportagem completa aqui: https://globoplay.globo.com/v/7058031/programa/
Observadora Certificada fala ao jornal DF1, da Globo Brasília
Na última terça-feira, 12, o jornal DF1, da Globo Brasilía, trouxe uma reportagem sobre o alto fluxo de carros e o aumento de congestionamentos, em Águas Claras, no Distrito Federal. A Observadora Certificada Adriana Modesto, foi chamada para falar sobre o assunto.
Observatório participa do 38º Congresso da ANPET
O evento foi organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi realizado em Florianópolis, capital catarinense. Durante o evento aconteceram uma série de palestras e debates em temas relevantes da engenharia de transportes, entre eles a segurança viária. Houve também a realização de sessões técnicas para a apresentação de artigos científicos e comunicações técnicas, dentre as quais cinco foram da área de segurança viária.
Vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, visita a sede do Observatório
Na tarde da última quinta-feira (07), o vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, visitou a sede do Observatório, no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos/SP.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.