Os tipos de colisões e os cuidados para evitá-las são temas do programa Momento Segurança no Trânsito desta semana. Traseira, frontal, com objetos fixos (postes, veículos estacionados, caçambas, postes, placas e árvores), saída de pista, colisão lateral e em cruzamentos são explicadas e suas causas apontadas no quadro.
O programa revela, ainda, que o cuidado, o respeito às regras de trânsito e a atenção, são fundamentais para evitar que aconteçam. As colisões traseiras, por exemplo, representam um em cada quatro acidentes e podem ser evitadas se o condutor mantiver distância segura em relação ao veículo que vai à sua frente, dirigir com cautela, além de não comer, fumar, maquiar-se ou falar ao celular enquanto dirige.
Entre as colisões, destaca o programa, a frontal é a que apresenta maior número de fatalidade já que, no momento em que ocorre, somam-se as velocidades dos dois veículos que se chocaram de frente. Este tipo de acidente é comum em vias de pista única.
As colisões com objetos fixos correspondem a 10% dos acidentes de trânsito e são, em geral, motivadas por sonolência do condutor, uso do celular e embriaguez. Já as colisões em cruzamentos têm como principal motivação a infração da legislação de trânsito.
Representando 18% dos registros de acidentes, a saída de pista tem relação com a distração, sonolência e também o uso do celular ao volante. As colisões laterais, por sua vez, correspondem a 12% dos acidentes.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
Transportadora Porto Ferreira adere ao Selo Mobilidade Segura
Ao longo de mais de quatro décadas, a TPF consolidou diversos segmentos e hoje é referência no transporte rodoviário de cargas. Contando com uma equipe altamente qualificada e equipamentos adequados, a TPF está preparada para transportar uma ampla variedade de cargas dentro de rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Observadora Certificada participa de homenagem às vítimas de trânsito, em Cabedelo/PB
A Observadora Certificada, Abimadabe Vieira participou de um evento de homenagem em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (18), na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba.
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.